Sobre o Portal

Política da Editora da USS/USS Publishing Process

 

A Editora da Universidade Severino Sombra (EDUSS) gerencia a comunicação entre autores/editores com a finalidade de viabilizar a publicação de artigos científicos produzidos no ambiente acadêmico, sobre as áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os artigos científicos enviados às revistas científicas hospedadas na EDUSS para apreciação, e possível indicação de publicação devem preferencialmente enquadrar-se na categoria de Artigos Originais (contendo novas informações a cerca dos resultados apontados, baseados em materiais e métodos sistematicamente relatados), e devem apresentar modelos de pesquisa bem definidos: Modelos de pesquisa analíticos (Estudos experimentais, Estudos observacionais à transversais, Estudos observacionais à longitudinais, Casos-controle, Estudos de coorte prospectivos, Estudos de coorte retrospectivos) e Modelos de pesquisa descritivos (Populacionais, Relatos de caso, Serie de casos), Revisões sistemáticas; Diretrizes; Análises econômicas. Os Artigos de Revisão de Literatura somente serão publicados mediante convite dos editores.

A EDUSS publica também: Seções Editoriais; Cartas aos Editores; Resenhas de Livros; Resumos de Anais de Eventos, em conteúdo suplementar, mediante as normas específicas para cada área de abrangência.

O direito de publicação dos manuscritos é transferido a EDUSS, mediante a assinatura da Declaração de Transferência de Direitos de Publicação pelos autores do estudo no momento da submissão.

Processo de revisão de manuscritos

Inicialmente, os manuscritos submetidos para apreciação serão analisados de acordo com as normas estabelecidas nas ''Instruções para os Autores''. Se os manuscritos atenderem as exigências iniciais, serão enviados sem identificação da identidade dos autores aos Editores Executivos das respectivas áreas afins para verificação de adequação com a política editorial da EDUSS. Havendo conformidade com a política editorial, os manuscritos são enviados pelos Editores Executivos para os referees (revisores - professores colaboradores) para emitirem parecer sobre a originalidade, pertinência, relevância clínica e sobre a adequação dos materiais e métodos empregados para se atingir os objetivos propostos no estudo. Se as recomendações dos referees forem a favor do aceite para publicação, os editores verificarão a necessidade de possíveis correções, e darão continuidade ao processo de finalização do artigo para publicação.

A aceitabilidade para publicação será efetivada: (1) se houver adequação com todas as exigências estabelecidas nas ''Instruções para os Autores''; (2) se houver recomendação favorável pelos referees para publicação; (3) se a decisão final dos editores executivos após a revisão final do manuscrito for favorável.

Para os "relatos de caso" a EDUSS utiliza as orientações dos seguintes órgãos/instrumentos legais como política de gerenciamento dos manuscritos publicados:

 

Sobre este sistema de publicação