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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação da Revista de Saúde (R. Saúde)

Informações gerais

A submissão dos manuscritos para a Revista de Saúde (R. Saúde) deverá ser feita por via eletrônica, através do site:

http://editorauss.uss.br/index.php/RS/about/submissions#onlineSubmissions

O manuscrito não deve: estar publicado, ou em avaliação para publicação em outro periódico; não podem contar as iniciais de nomes; números de identificação de fichas, prontuários, fichas cadastrais, ou outro tipo de documento semelhante que permita identificar os indivíduos participantes do estudo; datas importantes (como a de nascimento, excetuando-se a citação do ano); não deve conter a sua origem geográfica, com identificação de áreas específicas (como a sua cidade). Também não devem conter características que possam permitir a sua identificação, como plano de saúde, telefones e endereços eletrônicos, por exemplo.

A Revista de Saúde não cobra taxas de submissão ou processamento de artigos.

Esta publicação usa o software CopySpider para detectar plágio pela internet. Qualquer manuscrito que apresente percentual entre 3.0 e 5% poderá ser rejeitado e todos aqueles que apresentarem percentual de similaridade acima de 5% serão automaticamente rejeitados.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Nota: Quando o conteúdo do manuscrito já tiver sido apresentado em uma comunicação preliminar, em Simpósio, Congresso, etc., deverá ser citado como nota de rodapé na página de título.

Preparação do manuscrito

Relatos de Caso - Normas: Acesse aqui

Artigos - Para exemplo de artigo: Acesse aqui

Normas de preparação do manuscrito - Ver abaixo:

Idioma

Os manuscritos serão enviados e publicados na língua portuguesa (Brasil), contendo apenas o Título e Resumo (Abstract) em língua Inglesa. Alternativamente os manuscritos poderão ser enviados e publicados na língua inglesa, desde que seja anexado um comprovante de tradução por pessoa qualificada. Caso seja necessária a tradução do texto do português para o inglês, a revista oferecerá o serviço de tradução, pelo qual será cobrada uma taxa. Para maiores informações favor contatar editora no e-mail: editorauss@uss.br.

Tipo de arquivo

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (".doc", ".docx").

Layout: tamanho A4, margens superior e inferior 2,5cm e esquerda e direita 3,0cm.

Fonte / Espaçamento / Total de palavras

Os manuscritos deverão ser enviados com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo, contendo um número máximo de 4000 palavras, excluindo Título, Nome dos autores e afiliações, Resumo/Abstract, Referências, Figuras, Tabelas e Anexos.

Numeração de páginas

As páginas do manuscrito deverão ser numeradas na margem inferior direita, com início na página de título – número ‘1’.

Página de Título e Identificação (1ª. Página)

A página de Título e Identificação, numerada com algarismos arábicos ‘1’, no rodapé, canto direito, deverá conter:

Título em língua portuguesa (não deve ser colocado em caixa alta);

Título em língua inglesa (não deve ser colocado em caixa alta);

Autores – identificar o nome completo de cada autor sem titulação, seguido, sem espaçamento, de um expoente (número sobrescrito) que indique a afiliação do autor. Identificar com um asterisco sobrescrito o autor responsável pela correspondência relacionada ao artigo.

Nota: A Revista de Saúde (R. Saúde) sugere o número máximo de 6 (seis) autores por manuscrito. Artigos com número superior a 6 (seis) serão considerados exceções e avaliados pelo Conselho Editorial. Caso necessário, será solicitada a correção.

Observações: Nas demais páginas do manuscrito (exceto na página de título) não poderão constar informações que possam identificar a origem ou autoria do artigo.

Afiliações – identificar a afiliação institucional/vínculo de cada autor na seguinte ordem: Unidade/ Instituição/ Cidade/ Estado/ País;

*Contato para correspondência: incluir nome, afiliação, endereço, telefone, e e-mail. Observação: deve ser escolhido apenas um autor para esta finalidade.

Página de Abstract / Keywords (2ª. Página)

O Abstract (resumo em inglês) deve ser escrito em no máximo 250 palavras, em Inglês (Abstract) em página separada (2ª. Página) da página de título por quebra de página.

Notas de rodapé e abreviações não definidas não devem ser usadas. O Abstract deve estar estruturado em um único parágrafo sem subdivisões, mas abrangendo a introduction (Introdução), materials & methods (Materiais e Métodos), results (Resultados), discussion (Discussão) e final Considerations (Considerações finais).

Keywords (Palavras-chave): termos de indexação ou palavras-chave (máximo seis), em Inglês, separadas por ponto vírgula (;).

Nota: Quando o manuscrito envolver trabalhos direcionados para a área da saúde, a Revista de Saúde orienta a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para consulta aos termos de indexação (palavras-chave) a serem utilizados no artigo. Consulte: MeSH.

Página de Resumo / Palavras-chave (3ª. Página)

O Resumo (em língua portuguesa) deve ser escrito em no máximo 250 palavras, em página separada da 2ª. Página por quebra de página. Notas de rodapé e abreviações não definidas não devem ser usadas. O Resumo deve estar estruturado em um único parágrafo, sem divisões, mas incluindo: introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, e considerações finais.

Palavras-chave: termos de indexação ou palavras-chave (máximo seis), separadas por ponto vírgula (;) e iniciadas com letras maiúsculas.

Nota: Quando o manuscrito envolver trabalhos direcionados para a área da saúde, a Revista de Saúde orienta a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para consulta aos termos de indexação (palavras-chave) a serem utilizados no artigo. Consulte: http://decs.bvs.br/

Corpo do texto:

O Corpo do texto deve ser dividido nos seguintes tópicos sem numeração: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Considerações finais.

Introdução: deve informar sobre o objeto investigado e conter os objetivos da investigação, suas relações com a área e os motivos que levaram o(s) autor(es) a empreender o estudo.

Materiais e Métodos: devem relatar de forma objetiva e concisa a delimitação espacial e temporal do estudo, a subpopulação estudada, os materiais utilizados como ferramenta de trabalhos, os métodos e protocolos empregados para as análises. Em situações onde as investigações envolvam análises estatísticas, estas devem estar situadas neste ponto, como último parágrafo do tópico denominado Materiais e Métodos.

Resultados: Esta sessão deve apresentar de forma objetiva e direta os resultados do estudo, incluindo a análise estatística. Quando forem relatados resultados numéricos estes devem conter duas casas decimais. Médias devem ser apresentadas seguidas do desvio padrão e intervalo de confiança, quando aplicável. Valores estatísticos (como “p”) devem ser apresentados da seguinte forma: p menor ou igual a 0.01 (p? 0.01); p entre 0.01 e 0.05 deve ser apresentado como o valor obtido diretamente do cálculo estatístico, por exemplo, p = 0.04; p maior ou igual a 0.05 (p? 0.05).

Discussão: os autores devem interpretar os resultados frente aos conhecimentos já existentes e disponíveis sobre o estudo.

Agradecimentos: Tópico não obrigatório, podendo ser incluído, de forma concisa, no final do texto, antes das Referências, especificando, por exemplo: órgão de fomento de bolsas de estudos e colaboração de pessoas que merecem reconhecimento (aconselhamento e assistência). A responsabilidade da exposição nominal contida nos agradecimentos é dos autores, devendo apresentar permissão documentada das pessoas cujos nomes são mencionados nos Agradecimentos.

Fonte de financiamento: Sempre que houver uma fonte ou agência financiadora da pesquisa, a mesma deverá ser citada após os agradecimentos, antes das referências.

Comitê de Ética: Toda pesquisa utilizando pessoas e animais deve obrigatoriamente apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética da Instituição responsável pela pesquisa. O nome do Comitê de Ética, da Instituição e o número do protocolo aprovado devem constar apenas nesta seção e não corpo do texto.

Referências Bibliográficas: Será considerado um número máximo de 50 (cinquenta) referências. A Revista de Saúde utiliza a norma Vancouver de citações e referências bibliográficas: As citações das referências devem ser mencionadas no texto em sequência numérica, em numerais arábicos sobrescritos de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, sem datas. As referências devem seguir as orientações publicadas em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Um resumo das instruções em português podem se acessadas clicando aqui.

Sugerimos a utilização de um programa de edição de citações como o EndNote (gratuito pela internet)

Somente as meta análises poderão ultrapassar as 50 referências por manuscrito.

Tabelas, Figuras e Anexos: Serão aceitas no máximo dez (10) figuras, quadros e tabelas. Devem ser mencionados no texto e só devem ser incluídos no caso de acrescentarem valor aos resultados apresentados, ou se forem essenciais para a ilustração de um ponto.

Tabelas: devem conter apenas linhas horizontais para a separação de suas seções principais, devem conter títulos numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos (tabela 1, tabela 2...) e inseridas no final do texto (para cada tabela, uma respectiva página).

Quadros: devem conter margem superior e inferior e linhas verticais lateralmente, em ambos os lados. Podem conter linhas horizontais, para a separação de suas seções principais. Devem conter títulos numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos (quadro 1, quadro 2...) e inseridos no final do texto (para cada quadro, uma respectiva página).

Figuras: as figuras (Gráficos, Esquemas, Exames RX, Fotos) devem ser numeradas, consecutivamente, em arábico, na ordem em que aparecem no texto (figura 1, figura 2...). As imagens devem ser enviadas em formato de arquivo “jpg” com uma resolução mínima de 300dpi. Devem ser inseridas no final do texto (para cada figura, uma respectiva página). Cada legenda deve acompanhar a respectiva figura. As legendas das figuras devem estar em espaço duplo e explicar todos os símbolos e abreviações.

Nota: Com base na Lei de Direitos Autorais - No. 9610/98 – Ministério da Cultura, a Revista de Saúde (R. Saúde) não autoriza o envio de Tabelas, Figuras e Anexos publicados em outras revistas ou livros.

Processo de submissão

Para submeter um manuscrito à avaliação para publicação todos os autores do manuscrito devem estar cadastrados no sistema aberto de publicações do periódico, e apenas um dos autores deve realizar login e dar sequencia no processo de submissão do manuscrito acessando o link: nova submissão, na página do usuário.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Para submeter um manuscrito à avaliação para publicação todos os autores do manuscrito devem estar cadastrados no sistema aberto de publicações do periódico, e apenas um dos autores deve realizar login e dar sequência no processo de submissão do manuscrito acessando o link: nova submissão, na página do usuário.
  2. O manuscrito não está publicado, tampouco está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (".doc", ".docx").
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Times New Roman de 12 pontos e as figuras e tabelas estão inseridas no final texto.
  5. As citações e as referências bibliográficas encontram-se de acordo com as normas Vancouver.
  6. Todos os autores do manuscrito encontram-se listados na página de submissão, com devidos e-mails e instituições de afiliação.

     

  7. O termo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Caso a submissão se enquadre nesse item) foi anexado na sumissão.
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  9. Em caso de ausência de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo paciente, os autores declaram possuir parecer da comissão de ética do hospital ou instituição onde o paciente foi atendido demonstrando cuidados em relação a não identificação do paciente (Caso a submissão se enquadre nesse item), e este documento foi anexado à submissão.

    Gozzani, J.L. (2008) Comitê de Éti

  10. O autor se compromete a acompanhar todo o processo de submissão, do envio até a rejeição ou publicação e a responder prontamente às solicitações dos editores, sob pena de ter seu manuscrito removido da consideração para publicação.
  11. O autor declara estar ciente de que o manuscrito será avaliado por softwares de detecção de plágio e que manuscritos com percentual superior a 5% serão automaticamente excluídos  da consideração para publicação.
  12. Em caso de pesquisa envolvendo o uso de animais ou seres humanos, os atures declaram possuir autorização do Comitê ou COmissão de ètica relevante (CEUA ou CEP), e que este documento foi anexado à submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

No caso de Relatos de Experiência, li os textos abaixo, e estou de acordo, com a política de gerenciamento dos manuscritos publicados neste periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Tradução para o Inglês: 250,00 (BRL)
A Editora da USS oferece serviços de tradução de textos científicos para o inglês e editoração de texto em inglês. Se tiver interesse em obter mais informações ou desejar uma cotação sem compromisso, escreva para: diretoria.editora@uss.br
Taxa: 250,00 por página

Publicação de livros e manuais técnicos: 30,00 (BRL)
Caso este documento seja aceito para publicação, será necessário o pagamento de uma taxa de publicação para emissão do ISBN.